quinta-feira, 28 de junho de 2012

"TPN" - Tensão Pré Nupcial


Onde será a festa? Quem serão os padrinhos? Como será o vestido da noiva e a roupa do noivo? Qual será o cardápio da festa? Onde será a lua de mel? Ufa… quanta coisa! Além do desgaste com os preparativos para o grande dia, o casamento gera uma mudança significativa na vida dos noivos, pois traz a realidade de uma vida independente e com muitas responsabilidades. Assim como em toda fase de mudança, a fase Pré Nupcial envolve situações de estresse e de ansiedade. O estresse é uma reação natural do corpo a fatores estressantes, como mudanças constantes. Já a ansiedade está ligada à preocupação com o futuro “será que tudo sairá da maneira como planejei?”.

O ideal é que os noivos tenham o máximo de diálogo possível e que as decisões sejam tomadas em conjunto. Em muitos casais há divisões de tarefas: o noivo cuida da parte financeira (razão) e a noiva cuida dos detalhes da festa (emoção). Mas toda divisão de tarefa pode gerar a auto cobrança elevada em dar conta do recado de forma perfeita, que, com certeza, levará a sintomas de ansiedade.

Alguns sintomas da Tensão Pré Nupcial são: nervosismo, dificuldade para dormir, pesadelos, roer as unhas, aumento ou diminuição do apetite, sensibilidade e pensamentos pessimistas. Nesta fase pode haver conflitos de diversas naturezas, gerando distanciamento entre o casal.

Para ajudar a passar mais tranquilamente por essa fase é interessante que os noivos procurem a ajuda de um psicólogo que ajudará o casal a ampliar o conhecimento que a cada um tem de si, entender as causas do problema e encontrar maneiras de enfrentar as dificuldades envolvidas nessa fase.


E lembre-se sempre que: “o objetivo do casamento não é escolher o melhor par possível mundo afora, mas construir o melhor relacionamento possível com quem você prometeu amar para sempre.”